Por favor ativar o JS

Espermograma

Fatores masculinos são responsáveis por 50% das causas de infertilidade conjugal. Além de ser de extrema e progressiva importância na avaliação da fertilidade do casal, a análise seminal pode diagnosticar outras doenças silenciosas que têm a infertilidade como sintoma.

ava

A análise seminal é uma das primeiras medidas a serem realizadas num caso de infertilidade conjugal devido à sua expressiva importância. Embora simples, a análise seminal pode seguir diversas fontes de referência sendo, portanto, de complexa padronização. A Androlab segue as orientações da Organização Mundial da Saúde quanto aos valores estabelecidos para a normalidade, e aprimora a análise morfológica do espermatozoide de acordo com o critério estrito de Kruger.

Coleta da amostra

Na Androlab há uma sala exclusiva para a coleta de sêmen, promovendo maior conforto ao paciente. Além disso, a proximidade desta sala com o laboratório onde as amostras serão analisadas é essencial para evitar interferência da temperatura e outros agravantes presentes no ambiente, assim como para controlar o tempo entre a coleta do sêmen e sua análise.

A amostra deve ser coletada por masturbação em um frasco estéril identificado com os dados do paciente.

Preparação para o exame

Deve-se manter um período de abstinência sexual total de 2 a 5 dias antes da realização do exame. O paciente é orientado a informar eventuais medicações em uso, cirurgias ou doenças relacionadas a alterações seminais.

O exame

O espermograma fornece informações sobre diversas características macroscópicas do sêmen, como: volume, pH, viscosidade, liquefação, cor e odor. Além disso, avalia-se características microscópicas como concentração, motilidade, vitalidade e morfologia espermáticas.

Exames complementares

A Androlab realiza outros exames no sêmen relacionados à fertilidade, complementares ao espermograma:

  • Recuperação de espermatozoides móveis (REM)

    Também conhecido como Teste de capacitação espermática, o REM possibilita uma análise mais precisa na escolha do tratamento de reprodução assistida a ser aplicado a cada casal.

  • Fragmentação de DNA espermático

    Através do minimalista método de dispersão da cromatina espermática, os especialistas da Androlab realizam este exame, muitas vezes crucial no diagnóstico de infertilidade do casal.

  • Espermograma automatizado

    Além da análise dos laboratoristas, a Androlab conta com um sistema de software analista de sêmen, o qual fornece informações detalhadas e precisas sobre aspectos dos espermatozoides não identificadas pelo olho humano.

#Compartilhe nossas publicações