R. Bom Jesus, 758 - Juvevê - Curitiba - PR

Criopreservação de Óvulos

A criopreservação ou congelamento de óvulos é um processo recomendado para preservação da fertilidade feminina.

É um procedimento recomendado nas seguintes situações: mulheres que apresentam doenças clínicas importantes e serão submetidas a tratamento por meio da radioterapia ou quimioterapia, apresentam diminuição da reserva ovariana, serão submetidas a procedimento cirúrgico com risco de perda da função ovariana (cirurgias para a retirada de endometriomas, retirada dos ovários ou parte dele), e a preservação social da fertilidade (gostaria de preservar seus óvulos para o projeto de gravidez futuramente).

Essa técnica se desenvolveu a partir dos anos 90 e atualmente permite a preservação das células em temperaturas baixíssimas (-196°C), afetando o mínimo possível sua função e estrutura. Os principais determinantes da qualidade dos óvulos depois do descongelamento são a idade da paciente no período do congelamento (após os 35 anos a eficiência é menor) e a da qualidade do material inicial.

O processo do congelamento de óvulos ocorre da seguinte forma: estímulo ovariano, coleta dos óvulos em centro cirúrgico com sedação leve (10 a 15 min), aspira-se os folículos dos ovários dentro dos quais estão os óvulos; Antes de serem colocados em criopreservação, os gametas femininos recebem uma substância crioprotetora, que além de evitar a formação de cristais de gelo no interior dos óvulos, conservam as estruturas internas. Após o processo de congelamento, os óvulos podem ficar armazenados por tempo indeterminado, pois o que vale é a ‘’idade” do óvulo.

O número de óvulos vai depender da reserva ovariana e da resposta ao estímulo ovariano. Mas é possível realizar mais de um ciclo de estímulo para se ter um acúmulo de óvulos criopreservados.

O tempo ideal para congelar óvulos seria até aos 35 anos, pois apresentam melhores chances de sucesso. Após os 35 anos o congelamento pode ser feito, mas as taxas de sucesso de descongelamento e fertilização in vitro são afetadas pela qualidade do óvulo que depende da idade da mulher.

Venha conhecer de perto!

Nossa equipe está empenhada a lhe atender. A Androlab tem como diferenciais a sua equipe de profissionais e a sua estrutura clínica-laboratorial em todas as áreas da reprodução assistida. Faça uma consulta e avaliação conosco para um plano de tratamento pessoal e conheça os nossos funcionários amigáveis e profissionais.

Agende sua Avaliação