R. Bom Jesus, 758 - Juvevê - Curitiba - PR

Inseminação Intrauterina

A inseminação artificial ou inseminação intrauterina é considerada um tratamento eficaz, de baixo custo, não invasivo e de primeira linha no tratamento para obtenção da gravidez. Trata-se de uma técnica onde se deposita os espermatozoides previamente capacitados no fundo do útero, facilitando o encontro dos mesmos com o óvulo de forma natural.

É indicada nos casos onde a mulher apresenta tubas uterinas pérveas (histerossalpingografia normal) e a dificuldade para engravidar seja por:

  • alteração masculina leve: diminuição da motilidade espermática ou contagem dos espermatozoides
  • homoafetividade
  • fator cervical ou muco hostil (teste pós-coital alterado)
  • infertilidade sem causa aparente

Consiste nas seguintes etapas:

  • Controle de ovulação: o tratamento pode ser realizado em um ciclo natural ou induzido com medicamentos para que se tente obter mais óvulos. A mulher realiza exames de ecografia transvaginal seriados e quando os folículos (local onde ficam os óvulos) estão num tamanho adequado é realizada uma medicação para sabermos o melhor momento para que a inseminação seja realizada.
  • Obtenção dos espermatozoides: a inseminação pode ser feita com espermatozoides obtidos por masturbação no dia da ovulação ou com material previamente congelado (próprio ou de doador anônimo). O sêmen é então processo e separados os espermatozoides móveis. Este procedimento leva em torno de 1 a 2 horas.
  • Inseminação intrauterina: a sensação para a mulher é de um procedimento parecido com a coleta de um preventivo (Papanicolaou), não necessitando anestesia ou sedação. É possível sentir um pouco de desconforto ou cólicas devido a própria ovulação, mas em geral, em intensidade leve. É introduzido um cateter bem fino pelo canal do colo uterino, levando os espermatozoides até o fundo do útero, próximo a entrada das tubas uterinas. É um procedimento rápido. Depois disso, a paciente permanece deitada por um pequeno período e está liberada para retomar suas atividades. Não é necessário fazer repouso.
  • Teste de gravidez: é realizado após 12 a 14 dias. Ficando grávida, os cuidados são os mesmos de uma gestação obtida naturalmente.

As taxas de gestação por ciclo variam de 8 a 25%, dependendo da idade da mulher, reserva ovariana, qualidade do sêmen, bem como tempo e causa da infertilidade.

Venha conhecer de perto!

Nossa equipe está empenhada a lhe atender. A Androlab tem como diferenciais a sua equipe de profissionais e a sua estrutura clínica-laboratorial em todas as áreas da reprodução assistida. Faça uma consulta e avaliação conosco para um plano de tratamento pessoal e conheça os nossos funcionários amigáveis e profissionais.

Agende sua Avaliação